Educação Moral de Crianças e Jovens
O que é a Educação Moral?

A denominação de Educação moral, se dá pela transmissão da moral evangélica pregada e vivenciada por Jesus.
Esses conhecimentos são levados aos alunos através de situações práticas da vida, pois a metodologia empregada pretende que o aluno reflita e tire conclusões próprias dos temas estudados, pois só assim se efetiva a aprendizagem real.
Como a preocupação não é somente com a transmissão dos conhecimentos, mas com a formação moral da criança e do jovem, é apropriado o nome Educação Moral, até mesmo porque, apesar do Núcleo Espirita Irmã Scheilla ser um instituição espírita, atendemos toda a comunidade, independente de sua religião, cabendo a nós respeitarmos o credo de cada indivíduo. Portanto, reforçamos que o objetivo desse programa é a trnasformação moral de cada um e não a conversão dessas pessoas para a Doutrina Espírita. Ao longo da história do Irmã Scheilla foi insignificante o número de pessoas da comunidade que se tornaram espírita, e aqueles que escolheram foi pela sua própria vontade.
“Devendo a prática geral do Evangelho determinar grande melhora no estado moral dos homens, ela, por isso mesmo, trará o reinado do bem e acarretará a queda do mal.” (KARDEC, Allan. Predições do Evangelho. A Gênese. Trad. de Guillon Ribeiro. 28. ed. Rio de Janeiro, FEB, 1985. Item 58, p. 396.)
“Mas todos os que tiverem em vista o grande princípio de Jesus se confundirão num só sentimento: o do amor do bem e se unirão por um laço fraterno, que prenderá o mundo inteiro.” (KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Trad. de Guillon Ribeiro. 60. ed. Rio de Janeiro, FEB, 1984. Prolegômenos, 14º parágrafo, p. 50.)
Quais são os objetivos da Educação Moral?

- Promover a integração do evangelizando: consigo mesmo; com o próximo e com Deus.
- Proporcionar ao evangelizando o estudo: da lei natural que rege o Universo; da “natureza, origem e destino dos Espíritos bem como de suas relações com o mundo corporal.”
- Oferecer ao educando a oportunidade de perceber-se como: homem integral, crítico, consciente, participativo, herdeiro de si mesmo, cidadão do Universo, agente de transformação de seu meio.
A importância da Educação Moral

A tarefa da educação moral é de relevância, enquanto que a da transformação moral é de urgência salvadora.
Quem instrui, oferece meios para que a mente alargue a compreensão das coisas e entenda a vida.
A criança e jovem da educação moral torna-se adulto digno, transformando-se em cidadão do amor, com expressiva bagagem de luz para toda a vida, mesmo que transitando em trevas exteriores.
A infância é o período em que melhor se aprende, enquanto na adolescência se apreende.
A importância da evangelização da criança é da máxima relevância, por ser a infância de hoje o elemento social do futuro que constituirá a nova Humanidade, desde já programada para o início do Terceiro Milênio. O homem será o que da sua infância se faça.
Mesmo que a criança não consiga entender que está sendo evangelizada, o reflexo dessa orientação poderá se fazer sentir na juventude e se concretizar na maturidade.
É importante que os educadores não se esqueçam:
- de verificar as necessidades da criança de acordo com sua faixa etária;
- que uma criança precisa de amor; de se sentir segura e aceita;
- que uma criança precisa de disciplina, de independência e do reconhecimento do seu valor.
Quem participa da Educação Moral?

Podem participar no programa da Educação Moral todas as crianças e jovens, com idade entre 3 a 15 anos.
A participação é totalmente gratuita e não há nenhuma restrição relacionada a sua crença e religião na qual frequenta com a família.
Horário de funcionamento do programa?

As aulas são ministradas aos sábados, no horário das 9h às 11h.
Além da participação nas aulas, as crianças e jovens recebem um lanche antes do início das aulas.
Gostou deste programa?
Você pode nos ajudar a mantê-lo e melhorá-lo para que possamos ampliar cada vez mais nosso atendimento à comunidade carente.